terça-feira, 17 de abril de 2018

PROJETO TRILHA ECOLÓGICA


CEEP DA FLORESTA DO CACAU E DO CHOCOLATE MILTON SANTOS


PROJETO
EMBRENHAR NAS TRILAS DA MATA ATLÂNTICA

ADRIENE VIANA
Orientadora
A mata atlântica é um campo
 de inúmeras áreas de pesquisa,
basta explorá-la com
consciência, preservando e a
tornando sustentável, para as
gerações futuras.
  Rodrigues, Ana Cleia


ARATACA – BA
ASSENTAMENTO TERRA VISTA
Abril/2018


       CEEP DA FLORESTA DO CACAU E DO CHOCOLATE   MILTON SANTOS


PROJETO
EMBRENHAR NAS TRILHAS DA MATA ATLÂNTICA




ALUNOS DE AGROECOLOGIA EM ALTERNÂNCIA-
2017/2018




ARATACA – BA
ASSENTAMENTO TERRA VISTA
Abril/2018



EMBRENHAR NAS TRILHAS DA MATA ATLÂNTICA

OBJETIVOS
Proporcionar a participação dos alunos e da comunidade em atividades ecológicas, dando manutenção às trilhas do assentamento Terra Vista- Porção Mata Atlântica Região Sul.

JUSTIFICATIVA

O CEEP da Floreta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, está localizado no Bioma Mata Atlântica, e por fazermos parte desse Bioma, nós do Curso de Agroecologia, nos organizamos com algumas pessoas da comunidade para revitalizarmos as trilhas ecológicas no intuito de oferecer um local de estudos, pesquisa e turismo ecológico.
Segundo Vasconcelos ( 2005 ), em áreas naturais, as trilhas desempenham importantes funções e estas, destaca-se a de conectar os visitantes com o lugar, criando maior compreensão e apreciação dos recursos naturais e culturais; provoca mudanças e atitudes, atraindo as pessoas na tarefa de conservação.
A trilha ecológica pode ser considerada como um laboratório vivo; sala de aula natural; com experimentação direta, despertando interesses e curiosidades.

METODOLOGIA

O trabalho de revitalização das trilhas terão início com a limpeza e especificar os pontos de observação de animais e plantas ao longo dela.
Registrar os trabalhos utilizando áudio e vídeo para publicar em blog próprio e individual de cada aluno.

RECURSOS

Serão utilizados materiais como, facão, biscó, gps, tábuas (de tamanho 0.50 cm x 0.20 cm), tinta, pincel, prego, martelo, arame, podão e celular.

CONCLUSÃO

Diante do que foi exposto, podemos observar que uma trila ecológica é muito importante para o aprendizado através de estudos práticos e conscientizar o ser humano da importância da preservação da natureza.
Em síntese o projeto veio contribuir com o ensino aprendizado proposto pelo Curso de Agroecologia.

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS
VASCONCELOS, J. Trilas interpretativas aliando educação e recriação. Congresso Brasileiro de Unidade de Conservação, Curitiba: IAP; 1997.

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